All posts in SQL Server

Salve, salve galera.. vou iniciamos hoje uma serie de artigos com algumas dicas simples, porém muito uteis no nosso dia-a-dia de desenvolvimento. Nesse primeiro artigo da serie vou dar uma dica utilizando SQL Server 2008. Quem nunca precisou algum dia pegar uma string de caracteres e quebrar ela por algum delimitador – exemplo clássico de arquivos separados por “;”, bom seguindo essa linha de raciocínio e partindo do principio que funções de manipulação de dados executadas no servidor ficam mais rápidas para serem processadas, vou mostrar um código simples, uma função do SQL Server Read more


Salve salve galera, estava meio sumido , mais agora volto com a corda toda… e para reanimar estive ministrando uma palestra na ETEC Cel. Raphael Brandão – ETEC Barretos – sobre SQL Server, com o tema “SQL Server: muito além de um banco de dados”. Gostei da participação da galera e do feedback de algums alunos que se mostraram interessados na palestra. Fui muito questionado por todos sobre o por que desse tema, de forma resumida: o SQL Server não é simplesmente um gerenciador de banco de dados (database engine) é uma plataforma que provê, desde possibilidades de armazenar dados – função primaria – até trabalhar em ambientes de DW – Data Wherehouse – usando tecnicas de B.I, gerando relatórios, escrever “mini-aplicativos” em C# por exemplo e anexar ao servidor (CLR) e por ae vai.

Não vou tentar resumir a palestra por que senão posso esquecer algo, logo mais na área de downloads devo disponibilizar o arquivo em pdf da apresentação.

Uma ressalva que gostaria de fazer é que devido a chuva, participaram da palestra não só os alunos de Informática e Informática para Internet, mas também o pessoal de Administração , o que acabou dando margem para fazer vinculos com o dia-a-dia de uma empresa que trabalha com o SQL Server como plataforma de dados , ou não, e mostrar onde uma área interfere na outra , e onde podem se ajudar.

Pessoalmente gostei muito, e acredito que tenha sido de grande valia para todos.

Até mais galera…