Guilherme Cardoso

Palestra Guilherme Cardoso atua como Premier Field Engineer (PFE) ALM na Microsoft Brasil.

Bacharel em Sistemas de Informação, possuí pós-graduação em Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas e Gerenciamento de Projetos. Especialista em Application Lifecycle Management (ALM)/DevOps e Arquiteto de Soluções.

Docente em disciplinas relacionadas a arquitetura de software, desenvolvimento e gestão de projetos.

Microsoft Certified Professional (MCP) e Microsoft Certified Solutions Developer ALM (MCSD ALM).

Possuí também as certificações International Scrum Master Foundation (ISMF) ,Scrum Fundamentals Certified (SFC) e Certified Six Sigma White Belt (CSSWB).

Atualmente faço parte da ONG Multi-Platform Technical Audience Contributor (MTAC), uma instituição que reconhece os profissionais que atuam como influênciadores, tem espiríto de comunidade e são referência em tecnologia. Membro ativo do fórum Microsoft MSDN e Technet Wiki com a publicação de artigos, além de atuar como um dos líderes da comunidade ALM Brasil e participar de outras comunidade técnicas.

Nomeado Microsoft Student Partner (MSP) entre os anos de 2010 e 2012, onde pude atuar na organização e participação em diversos eventos da comunidade de desenvolvedores Microsoft.

 Atuei como arquiteto de software na evolução de sistemas com ênfase em plataforma .NET, atuei na liderança de times de desenvolvimento em projetos de aplicações de grande porte. Hoje atuo com arquitetura de soluções e ALM focado em integração de pessoas, processos e ferramentas tornando a tecnologia um facilitador não um dificultador, trabalhando com diversas plataformas.

Seu adepto da definição de processos e acima de tudo da criação de time ágeis, onde o principal pilar é a formação contínua   dos profissionais e dos processos; e a melhoria dos resultados como produto dessa evolução. No que diz respeito a gestão, gosto muito de uma simples frase do Peter Drucker que diz:

” Se você não pode medir, você não pode gerenciar. “

Acredito que a melhor solução para os problemas seja o dialogo e que sempre devemos fazer um esforço para entender   opiniões contrarias – isso não quer dizer mudar as nossas e sim respeitar as alheias – , afinal, o dialogo move o mundo.

Participei de projetos de interoperabilidade de ambientes e alta disponibilidade além de integração de sistemas dentre eles   SAP ECC, TOTVS Protheus, TOTVS RM, Mastersaf e sistemas de mercado para verticais específicas, atuando com diversas   plataformas (.NET, VB6, Delphi, Android, etc).

Blogueiro, adoro compartilhar conteúdo e participar de eventos onde eu possa contribuir e acima de tudo aprender com todos os envolvidos.

Fui docente e tenho fascinação por transmitir informações; e auxiliar que essas informações se tornem conhecimento para os receptores.

Um pouco mais sobre mim, no Linkedin.