All posts in Servidores

Salve galera,

Agora vamos conhecer os recursos de configuração da Farm. Aqui vale ressaltar uma coisa, o intuito dos artigos não é detalhar tudo o que podemos fazer, mas sim realizar a configuração de uma Farm simples que atenda a maioria dos casos. Então deste ponto em diante alguns itens não serão exemplificados até por que não atenderia a expectativa de todos. Caso se torne necessário podemos criar alguns artigos especificos para cada item.

Vamos lá,

Read more


Salve, salve galera.

Bom até agora já temos nossa “Server Farm” criada. Vamos partir do principio que não temos nenhum servidor adicionado na nossa farm e queremos adicionar um, lembrando que esse processo pode ser feito com a Farm no ar em produção o que garante que em casos de sobrecarga conseguimos dividir a carga sem problemas.

Para isso vamos até nossa farm , abaixo dela temos um item “Server”, basta clicarmos com o botão direito e clicar em “Add Server”.

Add Server

Read more


Salve, salve galera,

 

Hoje vamos ver como criar nosso “Server Farm”, lembrando que podemos entender uma “Server Farm” como um conjunto de servidores que vão trabalhar em conjunto para fazer esse balanceamento de carga. Aqui podemos ter servidores locais e remotos, trabalhando em portas diferentes com sistemas operacionais diferentes, desde que o que foi requisitado esteja com a mesma estrutura em todos (é interessante termos a mesma estrutura de aplicações, se possível, igual em todos os servidores, para facilitar a administração).

Tendo essa definição da Server Farm vamos por a mão na massar, para criarmos uma Farm basta clicarmos com o botão direito sobre “Server Farms” e depois clicar em “Create Server Farm”.

Create Server Farm

 

Read more


Instalando e configurando o Webmin.

Categories: Linux
Comments: No

Pessoal neste post vou estar mostrando de uma forma prática como instalar o Webmin em um servidor Linux para administração das funções do servidor.

Bom antes de mais nada é necessário termos um Webserver instalado e configurado em nossa máquina, no nosso exemplo, o servidor é o apache.

Bom vamos lá ?

Antes de iniciarmos é necessário instalarmos e/ou atualizar algumas bibliotecas que o webmin utiliza para gerenciar, como ele é feito em scripts .cgi, este é o comando para instalar todos de uma vez.

#sudo aptitude install perl libnet-ssleay-perl openssl libauthen-pam-perl libpam-runtime libio-pty-perl libmd5-perl
OBS: Cuidado com o espaço entre as bibliotecas para não dar erros.

Agora vamos baixar os pacotes de instalação do Webmin:

# wget http://garr.dl.sourceforge.net/sourceforge/webadmin/webmin_1.450_all.deb

Agora vamos instalar o Webmin:

# sudo dpkg -i webmin_1.450_all.deb
Se tudo correr bem ele dara uma mensagem de que a instalação foi concluída com sucesso e informando o caminho para acesso , que nada mais é do que, o caminho https do servidor na porta 10000.

Quando acessarmos o caminho , aparecera uma tela de login onde poderemos informar nosso usuário e senha, e auterar qualquer configuração do servidor que for acessivel pelos privilégios do usuário.

Bom pessoal, era isso, uma instalação simples, mas que ajuda e muitooo[..]oooo a administrar servidores linux.

Até a próxima.