All posts in Sem categoria


Salve, salve pessoal.

No dia 13/04/15 tive a honra que realizar a palestra de abertura da semana de curso do curso Técnico em Informática da ETEC Cel. Raphael Brandão (Barretos/SP) contando com a presença de cerca de 80 alunos e docentes, onde batemos uma papo sobre sobre Visual Studio ALM e tendências de mercado como DevOps.

Deixo registrado aos docentes e discentes meu muito obrigado pela participação.

Segue os slides utilizados e espero que seja útil para todos.

 

Também algumas fotos do evento….

Até mais pessoal !


Salve, salve galera….

Quando estamos customizando relatórios para o TFS ou criando novos, consumimos dados da base Tfs_Warehouse e do OLAP (Analyses Services), que de maneira bem simplista são as fontes próprias para essas situações.

Quando o assunto são relatórios, na grande maioria das vezes (nem todas, ok ?) são visões gerenciais e que quem extrai tem “certa pressa” não é mesmo ? :D . Olhando pela perspectiva de desempenho que sentido faria a todo momento os dados serem extraídos ? Quem já desenvolveu sabe que muita concorrência de leitura e escrita na mesma base gera lentidão. Para isso o TFS tem um mecanismo – JOBs – que atualiza essas bases a cada período de tempo, mas as vezes esse período de tempo não atende a necessidade ou então em uma situação pontual precisamos que dados sejam processados naquele momento. Como proceder nesses casos ? Como reconfigurar esse time ? Como forçar uma atualização manual ? É isso que quero mostrar hoje….

Read more


Salve, salve galera,

Continuando nossos posts sobre customização de build process template, hoje vamos ver como criar as nossas próprias atividades dentro do workflow. Com isso ganhamos um “poder” surpreendente para estendermos nosso build. Um exemplo que acredito ser bem lúdico é a copia do conteúdo do build para um servidor FTP (antes que questionem, sim existe um pacote de atividades que contém uma atividade dessa, que pode ser visto aqui, só estou dando o exemplo para ficar claro).

Vamos começar a brincar ???

Read more


Salve, salve galera, o feriadão passou então aqui estamos mais uma vez….

Dessa vez falaremos de uma dica então vou ser bem rápido.
A algum tempo fiz um post sobre o build de Java no TFS (quem não tiver visto e se interessar é só clicar aqui) , porém passou despercebido um ponto muito interessante “e se eu tiver testes JUnit no meu projeto e quiser ver a saída desses testes ?”
Bom primeiramente vamos esclarecer algumas coisas

Read more


Salve, salve galera !!!

Hoje vamos começar a falar sobre a customização build process template no TFS. A ideia desse primeiro post não é colocar a mão na massa mas sim esclarecer alguns conceitos para podermos prosseguir, OK ? E com os conceitos esclarecidos com certeza irão surgir duvidas e ideias do que/como fazer as coisas o que vai ajudar bastante a prosseguirmos.

Antes de iniciarmos precisamos estar familiarizados com algumas conceitos que serão comentados: o que é um Build ? O que é o Build Process Template ? Como funciona o build dentro do TFS ? E o que são build definitions ?

Vamos la ?

Read more


Salve, salve galera…

Nesse post vamos tratar de um ponto bem específico dentro do build que é a geração de builds a partir de um changeset específico. Mas antes que alguém levante a lebre “por que usaria isso” vamos criar um cenário para facilitar o entendimento.

Temos o seguinte: 2 desenvolvedores trabalhando em um mesmo projeto, em determinado momento alguém solicita um mudança critica e então um desenvolvedor (DEV 1) inicia essas alterações e assim que concluir irá gerar um build contendo essas alterações. Paralelo a isso temos um outro desenvolvedor (DEV 2) trabalhando em outras alterações que não são criticas e que não podem ir para o build hoje. Após encerrar as alterações solicitadas o DEV 1 faz o check-in do código gerando um changeset 1001, quase que ao mesmo tempo o DEV 2 faz um check-in rotineiro e gera o changeset 1002.

Agora vamos partir para o “por que” desse post….

Read more


Salve, salve galera.

No último dia 29/11 nós do time da Konia participamos do Management Summit 2014, realizado na Microsoft Brasil e palestramos sobre o tema DevOps.
Quem tiver curiosidade sobre o tema, segue a nossa apresentação, quem tiver dúvidas, dicas, curiosidades, reclamações e coisas do tipo, entre em contato comigo para podermos trocar experiências.

Até mais galera, bons estudos !!!!


Microsoft Virtual Academy

Categories: Sem categoria
Comments: No
MVA

MVA

Galera boa noite,

A Microsoft colocou no ar mais uma plataforma de ensino de suas tecnologias (e tecnologias recentes…) para que todos possam se aperfeiçoar e ampliar seu conteúdo, é a Microsoft Virtual Academy (vamos usar MVA , como é conhecida… e para economizar caracteres :D), o MVA é constituído de uma series de videos, e outra atividades que visam aperfeiçoar o conteudo de diversos assuntos como Windows Azure, Windows Phone, Windows Server 2008 entre outros assuntos (atualizados de tempos em tempos).

Atualmente possui mais de 17K estudantes matriculados (cursando) .

Bom pessoal fica a dica para quem quer se aperfeiçoar e aprender coisas novas.

Maiores informações podem ser vistas no link : https://www.microsoftvirtualacademy.com/GetStarted.aspx


Ausência terminando

Categories: Sem categoria
Comments: No

Galera quero pedir sinceras desculpas pela inatividade nos posts devido a problemas acadêmicos – entenda-se provas :D – mas agora com a redução da carga estamos voltando e logo logo vários posts interessantes estarão aqui para vocês..

Queria pedir uma coisa muito importante , que me mandem emails ou mensagens com temas e assuntos que queiram que seja tratado.. fico no aguardo…

Att.