Gerando build de um changeset específico

Salve, salve galera…

Nesse post vamos tratar de um ponto bem específico dentro do build que é a geração de builds a partir de um changeset específico. Mas antes que alguém levante a lebre “por que usaria isso” vamos criar um cenário para facilitar o entendimento.

Temos o seguinte: 2 desenvolvedores trabalhando em um mesmo projeto, em determinado momento alguém solicita um mudança critica e então um desenvolvedor (DEV 1) inicia essas alterações e assim que concluir irá gerar um build contendo essas alterações. Paralelo a isso temos um outro desenvolvedor (DEV 2) trabalhando em outras alterações que não são criticas e que não podem ir para o build hoje. Após encerrar as alterações solicitadas o DEV 1 faz o check-in do código gerando um changeset 1001, quase que ao mesmo tempo o DEV 2 faz um check-in rotineiro e gera o changeset 1002.

Agora vamos partir para o “por que” desse post….

Quando enfileiramos um build, por padrão a rotina que resgata o código fonte do version control, busca o último changeset para garantir que o build gerado contenha as últimas modificações. Acontece que as vezes, como no nosso cenário o último changeset (1002) não é quem nós queremos e as vezes ele nem pode ir para essa build e precisamos resgatar um changeset específico (no nosso caso sabemos que é o 1001). Para isso temos uma opção chamada “Get Version” que é o  parâmetro onde iremos informar (caso necessário) qual é o changeset que queremos.

Get Version

 

Mas para isso temos um padrão específico (denominado version specification ou versionspec)  que precisamos informar nesse parâmetro para que o workflow de build entenda. Temos as seguintes possibilidades, além do ID do changeset a data por exemplo. Na tabela a seguir a coluna Exemplo tem a sintaxe que devemos utilizar para cada um dos modos, o que está em negrito nessa coluna não deve ser modificado :

Version Specification

 

No nosso exemplo, bastaria informarmos C1001 na propriedade “Get Version”  antes de gerar o build que atenderíamos o cenário.

Caso queiram saber um pouco mais sobre ALM e como tudo que está envolvido pode beneficiá-los, entrem em contato.

 

Até a próxima.

 

 
Comments

No comments yet.