All posts in FireMonkey

Salve, salve galera, nesse post vou falar um pouco sobre os passos iniciais para se desenvolver aplicativos para MAC OS com DELPHI (sim pasmem, o antigo Delphi , conhecido de muitos, vindo do pascal…).

Bom para iniciar, é interessante saber a atual detentora do Delphi a Embarcadero, é que teve essa sacada de adicionar na IDE – RAD Studio XE 2 – esse recurso de compilação multi-plataforma, ou seja, de uma unica vez podemos realizar a compilação da nossa aplicação para Windows (x32 ou x64 ) e para MAC OS, o que agiliza e muito na migração de plataforma de aplicações corporativas.

Mas alguém irá dizer , mas o Java tem esse recurso de multiplataforma, eu desenvolvo em Java no Windows , re-compilo em Linux e está lá minha aplicação , redondinha. Bom…. isso é verdade.. mas ae surge outro diferencial da arquitetura do RAD Studio , não é necessário a instalação de nenhuma máquina virtual (como o Java) ou frameworks (como o .NET) a compilação é feita em código nativo da arquitetura, bastando copiar o arquivo do aplicativo coloca-lo na máquina e pronto, estamos com a aplicação rodando, e sem nenhuma necessidade de alteração no código.

Bom além disso , temos um recurso de compilação condicional, minha aplicação toda usa o mesmo fonte, mas em determinado momento se o usuário estiver usando MAC eu quero que se tome uma decisão se for Windows outra, OK. Podemos implementar um IF simples para tomar essa decisão que será tomada em tempo de execução.

Bom mas como tudo isso é feito ? Na versão XE2 do RAD Studio , foi  adicionado ao Delphi um novo tipo de projeto chamado FIREMONKEY, que além de possibilitar o desenvolvimento de aplicações para MAC OS , possibilita o desenvolvimento para IPhone, IPad, Aplicações em 3D – sim aplicações corporativas com aqueles efeitos 3D que conhecemos por exemplo do Flash ou do PowerPoint 2010 – e segundo consta – não tenho como confirmar –  a embarcadero deve anunciar logo-logo um recurso de compilação da aplicação para ANDROID e LINUX – sim a mesma aplicação compilada para todas essas arquiteturas, não é uma mágica ?

Bom galera, esse post foi só para despertar a curiosidade sobre a ferramenta e mostrar – bem superficialmente – a capacidade dela, nos próximos posts irei mostrar como a mágica é feita.

Att.