All posts in Visual Studio


Salve, salve galera.

No último dia 08/08/2015 foi realizada a etapa Barretos do ALM Roadshow, evento organizado pela comunidade ALM Brasil.

Na sessão discutimos temas como: o que é um time ágil, o que torna um time realmente ágil, como utilizar o Visual Studio ALM para tornar o time mais ágil, entre outros pontos.
Quem tiver curiosidade sobre o tema, segue a apresentação e qualquer dúvida entre em contato !

 

Até mais pessoal ! E bons estudos !!!!


Salve, salve pessoal.

No dia 13/04/15 tive a honra que realizar a palestra de abertura da semana de curso do curso Técnico em Informática da ETEC Cel. Raphael Brandão (Barretos/SP) contando com a presença de cerca de 80 alunos e docentes, onde batemos uma papo sobre sobre Visual Studio ALM e tendências de mercado como DevOps.

Deixo registrado aos docentes e discentes meu muito obrigado pela participação.

Segue os slides utilizados e espero que seja útil para todos.

 

Também algumas fotos do evento….

Até mais pessoal !


Salve, salve galera…

Muitas vezes nos deparamos com a necessidade de incluir anexos extensos nos nossos work itens, seja como evidência de algo, seja para “suprir” uma necessidade de portal de documentos como Sharepoint, enfim, temos a necessidade e ponto :D , porém, o TFS controla o tamanho máximo dos arquivos a serem anexados para otimizar a performance e garantir a integridade, mas podemos configurar isso para cada Collection que possuirmos no servidor.

Como pré requisitos para essa operação precisamos estar logados no servidor do TFS com um usuário que esteja no grupo de Administradores do TFS.

Read more


Salve, salve galera….

No nosso dia-a-dia as vezes nos deparamos com situações onde a arquitetura padrão do TFS não atende 100% nossa necessidade e então precisamos estender as funcionalidades e adicionar recursos particulares para aquele cenário.

Hoje vamos ver de maneira bem simples como criar um plugin de check-in para o TFS 2013.

Read more


Salve, salve galera…

Nesse post vamos tratar de um ponto bem específico dentro do build que é a geração de builds a partir de um changeset específico. Mas antes que alguém levante a lebre “por que usaria isso” vamos criar um cenário para facilitar o entendimento.

Temos o seguinte: 2 desenvolvedores trabalhando em um mesmo projeto, em determinado momento alguém solicita um mudança critica e então um desenvolvedor (DEV 1) inicia essas alterações e assim que concluir irá gerar um build contendo essas alterações. Paralelo a isso temos um outro desenvolvedor (DEV 2) trabalhando em outras alterações que não são criticas e que não podem ir para o build hoje. Após encerrar as alterações solicitadas o DEV 1 faz o check-in do código gerando um changeset 1001, quase que ao mesmo tempo o DEV 2 faz um check-in rotineiro e gera o changeset 1002.

Agora vamos partir para o “por que” desse post….

Read more


Salve, salve galera…

Acredito que assim como eu todos em algum momento pensem em desenvolver um projeto mas depois mudam a ideia ou ate mesmo o nome do mesmo.. no TFS Service isso pode ser um tanto quanto traumático a primeira vista, já que , no portal não temos a opção de “Remove Project”. Pensando nisso, nesse post vou mostrar como remover um projeto do TFS Service, aumentando as possibilidades de projetos desenvolvidos e deixando nossa  área  de trabalho mais limpa.

A primeira coisa a ser feita e navegador via prompt de comando ate o diretório de instalação do nosso visutal studio 2012.


cd C:Program Files (x86)Microsoft Visual Studio 11.0Common7IDE

Acessando o diretorio

 

 

 

 

 

Dentro do diretório temos um exe chamado TFSDeleteProject que faz a remoção do projeto e aceita como parâmetro a URL da Collection que trabalhamos e opcionalmente o nome do projeto

CUIDADO: se o nome do projeto nao for informado a Collection inteira sera removida. E essa operação não tem retorno.

Podemos utilizar o TFSDeleteProject da seguinte forma:


TFSDeleteProject.exe /collection:https://guilhermescardoso.visualstudio.com/DefaultCollection <<Projeto>>

TFSDeleteProject

 

 

 

 

 

Apos isso serão realizadas algumas verificações e solicitado se confirmamos ou não a remoção.

Confirmacao

Logo apos sera possível acompanhar a remoção dos diretórios do projeto.

 

Final