Dica – Exibindo test results do JUnit no build de Java do TFS

Salve, salve galera, o feriadão passou então aqui estamos mais uma vez….

Dessa vez falaremos de uma dica então vou ser bem rápido.
A algum tempo fiz um post sobre o build de Java no TFS (quem não tiver visto e se interessar é só clicar aqui) , porém passou despercebido um ponto muito interessante “e se eu tiver testes JUnit no meu projeto e quiser ver a saída desses testes ?”
Bom primeiramente vamos esclarecer algumas coisas


Quando eu falo saída quero dizer aquela visão de “N testes passaram, N testes falharam e N testes foram inconclusivos“. A primeira coisa que precisamos entender é que as visões possibilitadas pelo Team Explorer e pelo Team Explorer Everywere são diferentes. No primeiro teremos os testes e conseguiremos navegar a um ponto mais fundo de ver teste a teste. No segundo (assim como na web) teremos um panorama total apenas.

Bom mas vamos gerar essas saídas e depois conversamos mais.
Para exibirmos essas saídas precisaremos alterar no TSBuild.prj que comentei no artigo anterior. Tanto para o Maven quanto para o Ant teremos uma tag de “item group” (sim essa alteração é em XML puro) onde iremos adicionar como filho dela a seguinte tag abaixo

<JUnitLogFiles Include="$(BinariesRoot)\**\TEST-*" />

E um pouco mais abaixo dessa tag temos uma outra chamada “PropertieGroup” e dentro dela a seguinte tag

<SkipPublishJUnitResults>false</SkipPublishJUnitResults>

Feito isso pessoal basta darmos um check-in no nosso TFSBuild.prj e enfileirar outro build que utilize a definição que alteramos.

Test Result

Se tratando de JUnit há a necessidade de ser feita uma “publicação” dos resultados dos testes para que o TFSBuild entenda, então basicamente o que estamos fazendo é dizer ao Build para não pular essa etapa e informando onde estarão os resultados dos testes e o padrão de nome dos resultados.

Simples não é ? Só quero chamar a atenção para um ponto, todo o trabalho do TFS Build depende do projeto TFSBuild.prj então tenhamos muito cuidado ao editar esse projeto para não comprometermos nossa definição de build.

 

Espero que ajude pessoal, e caso sintam alguma dúvida entrem e contato.

 
Comments

No comments yet.