All posts in Carreira

Salve, salve, galera,

Hoje vamos falar um pouco sobre TDD, ou desenvolvimento guiado por testes, que vem sendo muito difundido hoje com a adoção das praticas ágeis como o Scrum por exemplo, e que gera também muitas duvidas sobre o que é e como funciona.

O que é TDD ???

O TDD é uma técnica de desenvolvimento ( que visa a qualidade, mas ainda assim é uma técnica de desenvolvimento e não uma técnica de testes unicamente) que inverte a ordem natural das coisas, onde primeiramente o DESENVOLVEDOR (isso mesmo meus amigos, o desenvolvedor escrevendo testes) deve escrever um teste unitário para um método – aqui vale ressaltar que estamos falando em testes a nível de unidade de código, e não testes de interface, usuário, etc – e posteriormente implementamos esse método de modo que o teste passe, antecipando o entendimento do requisito. Observem na imagem abaixo o ciclo do TDD

Read more


Salve, salve, galera, vamos encerrar nosso bate-papo sobre os princípios SOLID com o último princípio, o da inversão de dependências. Esse princípio diz que:

- Módulos de alto nível não devem depender de módulos de baixo nível. Ambos devem depender de abstrações.
– Abstrações não devem depender de detalhes. Detalhes devem depender de abstrações.

De forma geral, não devemos depender de implementações  e sim de abstrações.

Mas e ae ??? Onde fica o exemplo ???

Read more


Salve, salve, galera, vamos continuar nossa conversa sobre os princípios SOLID. Agora vamos falar do princípio da segregação de interface. Esse princípio nos diz que;

Os clientes não devem ser forçados a depender de interfaces que eles não usam.

Quer dizer, não podemos ter uma classe dependendo de uma interface que não faz sentido para ela, ou que o obrigue a implementar métodos que não fazem sentido. Em outras palavras, damos preferencia para interfaces especificas ao invés de interfaces genéricas.

Em linhas gerais, imaginem que tenhamos uma Classe PessoaFisica e uma PessoaJuridica ambas implementando uma interface IPessoa, acontece que colocamos nessa interface um método ObterPeloCNPJ(…) que sentido faz esse método para a classe PessoaFisica ? Devemos criar interfaces menos genéricas e usa-las então. Poderíamos como uma solução para esse problemas, ter ainda uma interface IPessoa, porem deveríamos ainda ter uma interface IPessoaFisica e uma IPessoaJuridica e deixar os pontos específicos dentro de cada uma.

Esse principio se trata de uma dos mais simples de entendimento e de aplicar. E gera um grande controle quando estamos falando de equipes de médio/grande porte.

Pessoal nesse princípio não vou fazer um exemplo, mas caso surja alguma duvida não exitem em entrar em contato.


Salve, salve galera, continuando nossa conversa sobre os princípios SOLID vamos falar agora sobre o princípio aberto/fechado. Esse certamente se trata de um dos menos conhecidos.

Esse princípio diz que:

Entidades de software (classes, módulos, funções, etc) devem estar abertas para extensão, mas fechadas para modificação.

E ae ? o que isso quer dizer ?

Quer dizer que nossas classes devem estar aptas para serem extendidas mas fechadas para mudanças.

Uma das práticas do dia-a-dia mais utilizadas se trata de podermos extender uma classe para adicionarmos funcionalidades nela sem que as funcionalidades já implementadas sejam impactadas.

Falou, falou, falou e não entendi nada ! Cade o exemplo ???

Read more


Salve, salve galera, conforme tínhamos conversado aqui, vamos começar a falar sobre os princípios SOLID.

O primeiro principio a falarmos sera o principio da responsabilidade unica.

Esse principio se trata o de mais fácil entendimento, o de mais fácil aplicação e um dos que menos vemos no dia-a-dia. O SRP define que :

Uma classe deve ter um e apenas um motivo para ser modificada.

Mas podemos ser mais claros ainda, dizendo que cada classe pode representar apenas uma responsabilidade, ou em termos mais comuns do dia-a-dia , fazer apenas uma coisa, para que assim, possamos muda-la apenas se essa função tiver que ser modificada.

Read more


Salve, salve galera… sei que eu estou meio afastado, mas estou passando por turbulencias pessoais.. só vim aqui dizer que na noite de 13/09/2011 – diga-se de passagem DIA DO PROGRAMADOR – ministrei mais uma palestra para o pessoal da ETEC Barretos, dessa vez sobre Programas Acadêmicos Microsoft, ao que tudo indica o pessoal se interessou, o legal foi que todos os alunos e todos os professores foram pegos de surpresa, a excelentissima coordenadora não havia avisado – melhor estavam quase todos os alunos – a ideia principal era abordar o Student To Business que esta com inscrições abertas até dia 18/09/2011, aproveitado o embalo ja falei sobre Image Cup, DreamSpark, MSP e Tech Clubs. Read more


Galera salve, salve …. foi realizado na noite de 05/05/2011 na Casa de Cultura da Cidade de Olimpia um bate-papo pra galera da ETEC Olimpia sobre .NET Framework , encerrando as palestras da Semana de Informação e Comunicação. Uma ressalva que gostaria de fazer foi o interesse do pessoal, que fez diversos questionamentos sobre o assunto tratado. Com a participação dos alunos do 1º módulo do curso tecnico em informatica, tivemos a oportunidade de mostrar algumas caracteristicas que diferenciam a plataforma das outras, que fazem com que ela se destaque. No final tive a oportunidade de bater um papo sobre mercado de trabalho , fugindo até um pouco do foco da palestra, mas que com certeza, foi de grande valia.

Com certeza essa foi a primeira palestra de várias a serem realizadas lá. Principalmente devido a esse fato , o interesse é muito importante.

Assim que possivel, colocarei as fotos do evento.


Salve salve galera, estava meio sumido , mais agora volto com a corda toda… e para reanimar estive ministrando uma palestra na ETEC Cel. Raphael Brandão – ETEC Barretos – sobre SQL Server, com o tema “SQL Server: muito além de um banco de dados”. Gostei da participação da galera e do feedback de algums alunos que se mostraram interessados na palestra. Fui muito questionado por todos sobre o por que desse tema, de forma resumida: o SQL Server não é simplesmente um gerenciador de banco de dados (database engine) é uma plataforma que provê, desde possibilidades de armazenar dados – função primaria – até trabalhar em ambientes de DW – Data Wherehouse – usando tecnicas de B.I, gerando relatórios, escrever “mini-aplicativos” em C# por exemplo e anexar ao servidor (CLR) e por ae vai.

Não vou tentar resumir a palestra por que senão posso esquecer algo, logo mais na área de downloads devo disponibilizar o arquivo em pdf da apresentação.

Uma ressalva que gostaria de fazer é que devido a chuva, participaram da palestra não só os alunos de Informática e Informática para Internet, mas também o pessoal de Administração , o que acabou dando margem para fazer vinculos com o dia-a-dia de uma empresa que trabalha com o SQL Server como plataforma de dados , ou não, e mostrar onde uma área interfere na outra , e onde podem se ajudar.

Pessoalmente gostei muito, e acredito que tenha sido de grande valia para todos.

Até mais galera…


Bom galera, ja estava demorando para ser liberado as informações do evento. Acontece em maio a edição 2011 do Marilia TechDay (@MTD no twitter). Uma parceria entre a UNIVEM e a comunidade Tecnica da Microsoft e outros parceiros o evento que tem se destacado como sendo uma dos maiores do estado (ano passado contou com 820 inscritos , 12 palestras simultaneas em 2 auditorios, esse ano contara com 3 auditorios e muito mais conhecimento para os participantes, ja que os palestrantes sao referencias em produtos microsoft como especialistas, MVPs,engenheiros de time entre outras referencias. Além do conhecimento adquirido participando do evento , da mesa redonda “ask the expert” o participante tem a possibilidade de dar um upgrade no seu networking com profissionais de ponta. Da mesma forma que o evento fez no ano passado, os organizadores pedem para que os inscritos colaborem levando 1 quilo de alimento não perecível. Esse alimento será doado para a comunidade carente local. Vamos bater o recorde de inscrições e de arrecadação!

Galera falo por experiencia própria , o evento é muito show de bola e em conversas com o Laerte, um dos responsaveis pela organização deu para perceber que o nivel do evento sera muito bom e excelente. Vale a pena participar.

Mais informações podem ser obtidas no site: http://marilia.techday.inf.br.

Galera fica aqui a dica. Quem quiser mais informações pode entrar em contato comigo ou então direto no site na area de contato.

 

Galera confirmado hoje (01/03/2011) Marilia TechDay dia 04 de Junho… vamos la… Ate la pessoal…


É pessoal , mais um bate papo (prefiro ao termo palestra) aconteceu no auditorio da Etec Cel. Raphael Brandão na noite de Quinta-Feira (17/02/2011). Tive a oportunidade de conversar com os alunos do curso tecnico em Informatica (1º,2º e 3º modulos) e informatica para internet (3º modulo) , com cerca de 80 alunos, tivemos a oportunidade de conversar um pouco sobre mercado , perfil do profissional e carreira em T.I. Com um interesse muito grande dos alunos e com uma participação bastante movimentada com perguntas, o bate papo teve um andamento legal. Assim que tiver em mãos as fotos coloco aqui. Como é de costume, falei um pouco sobre certificações , vantagens , meios de estudo e sobre o programa S2B que esta com inscrições abertas. Agora eu fico na vontade de voltar la para saber o feed back.