All posts in Bate Papo

Salve, salve pessoal.

Ocorreu no último dia 29/08/2015 o evento de comemoração de 10 anos do grupo de usuários Pantanet de Campo Grande/MS onde tive a honra de palestrar falando sobre DevOps. Sem sombra de dúvida que o evento foi um súcesso !

 

 

Até a próxima pessoal !


Salve, salve galera.

No último dia 08/08/2015 foi realizada a etapa Barretos do ALM Roadshow, evento organizado pela comunidade ALM Brasil.

Na sessão discutimos temas como: o que é um time ágil, o que torna um time realmente ágil, como utilizar o Visual Studio ALM para tornar o time mais ágil, entre outros pontos.
Quem tiver curiosidade sobre o tema, segue a apresentação e qualquer dúvida entre em contato !

 

Até mais pessoal ! E bons estudos !!!!


Salve, salve galera.

No último dia 08/08/2015 foi realizada a etapa Barretos do ALM Roadshow, evento organizado pela comunidade ALM Brasil.
Quem tiver curiosidade sobre o tema, segue a apresentação e qualquer dúvida entre em contato !

Bons estudos pessoal ! Até a próxima !


Salve, salve galera.

No último dia 29/11 nós do time da Konia participamos do Management Summit 2014, realizado na Microsoft Brasil e palestramos sobre o tema DevOps.
Quem tiver curiosidade sobre o tema, segue a nossa apresentação, quem tiver dúvidas, dicas, curiosidades, reclamações e coisas do tipo, entre em contato comigo para podermos trocar experiências.

Até mais galera, bons estudos !!!!


Salve, salve galera, conforme tínhamos conversado aqui, vamos começar a falar sobre os princípios SOLID.

O primeiro principio a falarmos sera o principio da responsabilidade unica.

Esse principio se trata o de mais fácil entendimento, o de mais fácil aplicação e um dos que menos vemos no dia-a-dia. O SRP define que :

Uma classe deve ter um e apenas um motivo para ser modificada.

Mas podemos ser mais claros ainda, dizendo que cada classe pode representar apenas uma responsabilidade, ou em termos mais comuns do dia-a-dia , fazer apenas uma coisa, para que assim, possamos muda-la apenas se essa função tiver que ser modificada.

Read more


Salve, salve galera, hoje vamos falar sobre alguns principios de orientacao a objetos que sao muito uteis no dia-a-dia e que muitos desenvolvedores desconhecem. Se trata dos principios SOLID.

O termo SOLID se trata de uma abreviacao ( ou de um acronimo como preferir) das primeiras letras de 5 principios muito utilizados e que garantem uma maior estabilidade do codigo.

Os princípios são os seguintes:

  • Single responsibility principle (SRP) – Principio da responsabilidade unica ( Veja AQUI )
  • Open/closed principle – Principio aberto/fechado
  • Liskov substitution principle – Principio da substituição de liskov
  • Interface segregation principle – Principio da segregação de interface
  • Dependency inversion principle – Principio da inversão de dependência

Não vou entrar em detalhes deles por que iremos criar um artigo para detalhar cada um.

Ma de maneira geral temos em comum para todos:

  • Alta taxa de manutenção
  • Facilidade de testes
  • Maior aproveitamento
  • Fácil de estender
  • Garantir integridade da aplicação
  • Evitar códigos defeituoso
  • Evitar código duplicados
  • Etc.

Esses princípios parecem óbvios porem poucos desenvolvedores e ate mesmos arquitetos utilizam.

Eles garantem que temos uma padronizam e uma melhor utilização das ferramentas (independente da tecnologia) e que consigamos extrair o máximo delas.

Nos próximos artigos iremos abordar de maneira bem pratica cada um.

Ate a próxima galera.


Salve, salve galera,

Muita gente já precisou em algum momento gerar um classe que representasse um schema XML para poder utiliza-la como Model em alguma aplicação. Hoje em dia com a crescente demanda por emissão de documentos fiscais eletrônicos  (NFe, CTe, MDFe) a implementação nos sistemas legados tem se tornado alta.

Porem temos um problema muito grande, o schema XML da NFe por exemplo , tem muitas tags, e tipos complexos, o que demanda muito tempo de escrita de codigo, para minimizar (nao eliminar :D) esse problema, temos um recurso muito interessante no Visual Studio que nos permite criar uma classe apartir de um schema XML. Vamos ver ???

Primeiramente precisamos de um schema XML para trabalhar, nesse caso vou utilizar o schema atual da NFe.

Schema1

Tendo escolhido nosso schema, precisaremos abrir o Prompt de Comando do Visual Studio e nos dirigirmos ate a pasta onde se encontram esses schemas, no meu caso, esta nesse caminho

C:ProgramDataMicrosoftWindowsStart MenuProgramsMicrosoft Visual Studio 2012Visual Studio Tools

Schema2

Agora, para criarmos nossa classe basta utilizarmos o seguinte comando:


xsd.exe xmldsig-core-schema_v1.01.xsd nfe_v2.00.xsd /c

Teremos o seguinte resultado.

Schema3

Agora basta adicionarmos a classe gerada (que fica a principio com o mesmo nome do schema utilizado) e utiliza-la.

Segue um printzinho para termos uma ideia.

Schema4

 

Pessoal de uma maneira bem simples , temos uma classe Model do nosso schema, lembrando que, poderemos ter diferenças de funcionamento a cada conteúdo de schema (tipos complexos, e tudo mais). Mas isso já ajuda bastante.

Por hoje paro por aqui, espero ter ajudado.

 


Salve, salve galera…

Todos nós quando estamos desenvolvendo rotinas que trabalham com números imputados temos que nos atentar nas conversões e garantir que não haverá problemas.

Para isso temos a opção de realizar a conversão utilizando o método TryParse, porém, se a cada recuperação de dados fizermos isso nosso código ficara bem extenso. Então hoje vou demonstrar um recurso simples, mas que auxilia muito na nossa vida. Assim como temos o método ToString() que realiza uma conversão “automática” do valor para string, criaremos um método ToInt(), para que possamos de maneira simples recuperar valores imputados, ou realizar conversões com valores tipo INT.

public static int ToInt(this object param)
{
      int saida;
      if (param != null)
      {
           if (int.TryParse(param.ToString(), out saida))
                 return saida;
           else
                 throw new InvalidCastException("Impossível converter para inteiro");
      }
      else
      {
           throw new InvalidCastException("Impossível converter para inteiro");
      }
}

Pronto pessoal, esse é nosso método de extensão para recuperar o Int de um atributo ou variável, ou afins. E para utilizar basta chamarmos da seguinte forma.

int variavel = txtNumero.Text.ToInt()

Salve, salve galera… sei que eu estou meio afastado, mas estou passando por turbulencias pessoais.. só vim aqui dizer que na noite de 13/09/2011 – diga-se de passagem DIA DO PROGRAMADOR – ministrei mais uma palestra para o pessoal da ETEC Barretos, dessa vez sobre Programas Acadêmicos Microsoft, ao que tudo indica o pessoal se interessou, o legal foi que todos os alunos e todos os professores foram pegos de surpresa, a excelentissima coordenadora não havia avisado – melhor estavam quase todos os alunos – a ideia principal era abordar o Student To Business que esta com inscrições abertas até dia 18/09/2011, aproveitado o embalo ja falei sobre Image Cup, DreamSpark, MSP e Tech Clubs. Read more


Galera salve, salve …. foi realizado na noite de 05/05/2011 na Casa de Cultura da Cidade de Olimpia um bate-papo pra galera da ETEC Olimpia sobre .NET Framework , encerrando as palestras da Semana de Informação e Comunicação. Uma ressalva que gostaria de fazer foi o interesse do pessoal, que fez diversos questionamentos sobre o assunto tratado. Com a participação dos alunos do 1º módulo do curso tecnico em informatica, tivemos a oportunidade de mostrar algumas caracteristicas que diferenciam a plataforma das outras, que fazem com que ela se destaque. No final tive a oportunidade de bater um papo sobre mercado de trabalho , fugindo até um pouco do foco da palestra, mas que com certeza, foi de grande valia.

Com certeza essa foi a primeira palestra de várias a serem realizadas lá. Principalmente devido a esse fato , o interesse é muito importante.

Assim que possivel, colocarei as fotos do evento.