Alterando o tamanho máximo dos anexos dos work itens no TFS 2013

Salve, salve galera…

Muitas vezes nos deparamos com a necessidade de incluir anexos extensos nos nossos work itens, seja como evidência de algo, seja para “suprir” uma necessidade de portal de documentos como Sharepoint, enfim, temos a necessidade e ponto :D , porém, o TFS controla o tamanho máximo dos arquivos a serem anexados para otimizar a performance e garantir a integridade, mas podemos configurar isso para cada Collection que possuirmos no servidor.

Como pré requisitos para essa operação precisamos estar logados no servidor do TFS com um usuário que esteja no grupo de Administradores do TFS.

A primeira coisa que precisamos fazer é saber (antes é claro que seja gerado um erro para os usuários do TFS) quanto bytes é permitido para cada anexo. Para isso executaremos um método disponível no webservice de administração do Workitem Tracking. Ao chamarmos a URL abaixo e clicar no “Invoke” será retornado a quantidade de bytes permitida.

http://localhost:8080/tfs/DefaultCollection/WorkItemTracking/v1.0/ConfigurationSettingsService.asmx?op=GetMaxAttachmentSize

Abaixo vemos o resultado da consulta.

Tamanho máximo permitido

Para alterarmos essa configuração basta chamarmos a URL abaixo, e informar quantos bytes queremos.

http://localhost:8080/tfs/DefaultCollection/WorkItemTracking/v1.0/ConfigurationSettingsService.asmx?op=SetMaxAttachmentSize

Set

Vale lembrar aqui que o máximo permitido por anexo é de 2GB ( convertido para bytes ) e o tamanha padrão é 4MB, e que devemos informar o valor em BYTES.

Outra coisa importante de lembrar é que devemos tomar muito cuidado com esse tipo de alteração uma vez que impactará diretamente na performance do TFS (paginas de dados do SQL, tempo de abertura dos work itens, etc) , então é recomendado que seja alterado apenas se e quando necessário. Muitas vezes como já mencionei a necessidade de se colocar arquivos muito extensos nos W.I surge da falta de um portal de projeto ou um gerenciador de conteúdo disponível para o time, então antes de sairmos reconfigurando o nosso TFS vale a dica de avaliarmos, quem sabe, o uso do Sharepoint em conjunto com o TFS (mas estou falando de um implementação mais robusta, por isso da avaliação)

 

Espero que ajude no dia-a-dia de vocês. Caso tenham alguma dúvida sintam-se a vontade em entrar em contato para conversarmos.

Até a próxima pessoal.

 
Comments

No comments yet.