Alta disponibilidade de ambientes de aplicação IIS – Parte 3 – Server Farm

Salve, salve galera,

 

Hoje vamos ver como criar nosso “Server Farm”, lembrando que podemos entender uma “Server Farm” como um conjunto de servidores que vão trabalhar em conjunto para fazer esse balanceamento de carga. Aqui podemos ter servidores locais e remotos, trabalhando em portas diferentes com sistemas operacionais diferentes, desde que o que foi requisitado esteja com a mesma estrutura em todos (é interessante termos a mesma estrutura de aplicações, se possível, igual em todos os servidores, para facilitar a administração).

Tendo essa definição da Server Farm vamos por a mão na massar, para criarmos uma Farm basta clicarmos com o botão direito sobre “Server Farms” e depois clicar em “Create Server Farm”.

Create Server Farm

 

Quando clicarmos em create será solicitado um nome para a Farm, aqui fica uma dica, de preferencia coloquem nomes sugestivos para futuras manutenções.

Farm Name

Após inserido o nome, podemos determinar se essa Farm irá iniciar OnLine ou não. Quando clicarmos em avançar seremos direcionados para a tela de inclusão de servidores internos a essa Farm, que, será a mesma tela usada posteriormente caso seja necessário (e geralmente é ) adicionar novos servidores na Farm.

Add Server

No momento de adicionar um novo servidor informaremos o IP ou endereço do host, logo abaixo informamos se esse servidor irá entrar na Farm Online ou não. Podemos também informar opções avançadas, nesse ponto o importante para nós é saber em qual porta esse servidor irá responder PARA ESSA FARM tanto no protocolo HTTP quanto no HTTPS (se for necessário). Um host pode responder na porta 80 para uma Farm e o mesmo host pode responder na porta 8080 para outra Farm.

Vale ressaltar que nesse momento não é obrigatório adicionar nenhum servidor, podemos prosseguir e adicionar posteriormente.

Feito o procedimento de adicionar servidores, quando clicarmos em concluir será exibida uma mensagem perguntando se desejamos criar uma configuração de url rewrite padrão (iremos ver mais adiante) cliquem em sim para ganharmos tempo posteriormente.

Alerta

Como resultado da criação da Farm teremos o seguinte (ou próximo disso :D)

Farms

 

Bom pessoal, por agora é só.

Já temos nossa Farm criada, por enquanto sem servidores (ou se você adicionou algum servidor na criação sem problemas).

Nos próximos artigos iremos adicionar servidores e entender os recursos da ferramenta, antes de criar nossas configurações.

Até a próxima galera.